top of page
Sueli Maria Rutkowski

Viagem ao Brasil pelos Patrimônios Culturais da Humanidade

O Brasil é rico em cidades que são patrimônios culturais e que contam a nossa história. E conhecer essas cidades é conhecer um pouquinho sobre o Brasil e do povo brasileiro! E nesse post, selecionei uma rota cronológica para sua viagem ao Brasil pelos patrimônios culturais da humanidade ser incrível.

Fazendo o passeio pelas cidades patrimônios por ordem cronológica você pode interagir com a nossa história e conhece-la mais a fundo! Então, é só seguir a lista e se jogar na estrada!

Ah, e lembrando que sua viagem ao Brasil pode ser mais interessante acompanhada de um guia de turismo brasileiro que fale seu idioma. Assim, você aproveita mais a viagem por aqui. Quer saber como contratar um guia competente e legalizado no Brasil? O post Como escolher um guia de turismo traz dicas ótimas para você!

Agora que você já sabe como escolher um guia para te acompanhar na sua viagem ao Brasil, confira a rota para a sua viagem!


Salvador: onde a colonização portuguesa começou.

Foi na Bahia que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, no ano de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos europeu. E cinquenta anos mais tarde, foi criada a cidade baiana de Salvador como a primeira capital do Brasil. E a bela cidade guarda o início da nossa história com patrimônios culturais impressionantes, além das suas belezas naturais. Salvador é um destino que mistura praia, turismo histórico, religioso e gastronômico

E por essa miscelânea há muito o que fazer em Salvador, e aqui destaco os principais pontos turísticos para você iniciar a sua viagem! Na cidade, você pode visitar o Pelourinho, uma das principais atrações da cidade. O Pelourinho é um grande centro cultural de Salvador, além de ser uma grande área de construção colonial Barroca. Por lá você encontra uma infinidade de museus, casas de cultura e igrejas. Outros pontos de destaque são o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e a Igreja de Bonfim.

Ah, e arrumar um tempinho para curtir um ensaio do bloco Olodum é obrigação de quem passa por Salvador! Com sua percussão contagiante, o bloco afro é um clássico do carnaval baiano. O colorido das roupas, a alegria e o batuque marcante do Olodum não deixam ninguém parado! Durante os dias de folia, o Olodum vai do Pelourinho à Campo Grande no ritmo dos tambores arrastando multidões.

E pra ficar por dentro das datas do ensaio do Olodum confira a página do bloco e se jogue na folia baiana! Ah, e no seu passeio você pode conferir também a Casa do Olodum uma loja temática do bloco que fica no Pelourinho


Recife e a dominação holandesa

Recife presenciou muitas lutas entre Portugal e Holanda no século XVII em busca do domínio da produção do açúcar que chegava a Europa. E nessas lutas, o país holandês iniciou um ataque a província de Pernambuco, se instalando em Recife, principal polo de produção açucareira no Brasil, região que governou por quase 25 anos até serem expulsos pelos pernambucanos.

Até hoje Recife guarda ricas heranças da colonização holandesa e desse período histórico em um vasto acervo cultural e histórico. E um roteiro de passeio com os principais pontos da cidade é bem fácil de fazer, porque a maior parte deles são próximos e dá pra fazer tudo a pé.

Pelo seu walking tour por Recife você pode percorrer o Marco Zero, conferir o Centro de Artesanato de Pernambuco, navegar no Rio Capibaribe, visitar o Parque de Esculturas de Brennand, explorar o Museu Cais do Sertão, apreciar o Museu do Frevo, entrar na Sinagoga mais antiga das Américas construída durante o domínio holandês, caminhar pela Rua Bom Jesus e atravessar as pontes holandesas.

E estando na cidade, aproveite para conhecer suas belas praias e a encantadora Olinda, que fica na Região Metropolitana de Recife!


Ouro Preto, a terra do Ouro

Seguindo sua viagem ao Brasil pelos patrimônios culturais da humanidade chegou a vez de visitar Ouro Preto.

A cidade, que guarda a história do Ciclo do Ouro do século XVIII, é um museu a céu aberto. Berço do Barroco mineiro, a antiga Vila Rica preserva até hoje as suas riquezas arquitetônicas em suas igrejas. Caminhar pelas ruas e ladeiras da cidade é fazer uma viagem ao passado entre as casas coloniais e museus e se emocionar com as tradições e religiosidade do povo ouro-pretano!

E além da sua arquitetura e sua história, Ouro Preto também encanta seus visitantes por sua vida cultural intensa. Aqui tem evento o ano todo e para todos os gostos, o que faz da cidade um dos principais polos culturais do país! Então, antes de vir a Ouro Preto confira nosso calendário de eventos para não perder nada!

Quer saber mais sobre Ouro Preto antes de marcar sua viagem. Então confira sete motivos que tornam Ouro Preto um dos melhores lugares para se visitar no Brasil!

Ah, e na sua estadia por aqui, você pode contar com um guia de turismo certo para te ajudar a conhecer e apreciar o melhor de Ouro Preto! Eu, Sueli Guia de Turismo, preparei diversos passeios a pé culturais temáticos para que você otimize a sua viagem e aproveite ao máximo seu walking tour por Ouro Preto! Basta você clicar aqui, conhecer os passeios, escolher aquele ou aqueles que mais te agradam e pronto! Ficarei muito feliz em te acompanhar por minha cidade natal!

E após nosso passeio, aproveite para conhecer o melhor da culinária local. No post Passear e saborear Minas nos restaurantes de Ouro Preto você confere dicas de ótimos lugares para comer uma típica comida mineira em Ouro Preto

Rio de Janeiro e o glamour de uma belle époque

E finalizando o roteiro da sua viagem ao Brasil pelos patrimônios culturais da humanidade, chegamos ao Rio.

A cidade iniciou seu apogeu quando se tornou capital do país para facilitar o transporte do ouro que saia da antiga Vila Rica. A partir daí o Rio foi palco de grandes acontecimentos políticos. Viu o Brasil se tonar sede da coroa portuguesa, lutar pela independência brasileira, a queda do império e o nascimento da nossa república. E claro que esses acontecimentos deixaram uma vasta herança que rememora uma belle époque da cidade maravilhosa.

O visitante que caminhar pela Avenida Rio Branco, passar pelo Largo da Carioca, pela Cinelândia até a rua do Ouvidor e desbravar tantos outros caminhos, encontrará museus, centros culturais e lugares em que habitavam grandes personagens da nossa história e representavam o ponto de encontro de intelectuais até meados do século 20. Isso tudo emoldurado por uma paisagem de encher os olhos!

Outro destino histórico no Rio para você conhecer é o Cais do Valongo, na zona portuária da cidade. O local foi escolhido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade por representar a herança africana e as consequências da escravidão na nossa sociedade.

O Cais foi o maior porto de chegada e comercialização de escravos das Américas e hoje é um dos principais vestígios dessa fase histórica. Visitando o cais, aproveite para conhecer o seu entorno no Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Além do Cais, o circuito conta com a Pedra do Sal, Largo de São Francisco, Jardins Suspensos de Volongo e Cemitério dos Pretos Novos que resgatam a memória da escravidão no Brasil.

Ah, e esse você estiver indo visitar o Rio saindo de Ouro Preto, vá de carro! Vale muito a pena viajar de carro de Ouro Preto ao Rio de Janeiro!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
bottom of page