top of page
Sueli Maria Rutkowski

Ouro Preto em livros e filmes

Dicas de livros, filmes e séries para depois de um passeio em Ouro Preto


Você que já passeou comigo, sabe que tento tornar nosso tour em Ouro Preto bem poético. Adoro recitar versos durante os passeios a pé por Ouro Preto. E mais: como sou uma guia de turismo bem intimista, busco ampliar a vivência por Ouro Preto através de filmes, livros, séries e claro, muita literatura brasileira.


Se você pensa em conhecer Ouro Preto comigo, saiba que a história dessa cidade incrível influenciou também inúmeras obras.


Com isso, aqui vão algumas dicas de literatura, documentários e minisséries interessantes para você descobrir mais sobre Ouro Preto:


Neste post:




Dicas de livros

Com a literatura em sua essência, Ouro Preto inspirou inúmeros livros. Poucas cidades brasileiras possuem uma bibliografia tão extensa! Eis alguns dos meus preferidos:



Livro "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles.
Livro "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles.

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles


Publicado em 1953, O Romanceiro da Inconfidência é um dos marcos da literatura brasileira. Através de inúmeros "romances", a poetisa Cecília Meireles recriou o ambiente histórico, político e poético das Minas Gerais no século XVIII.


Poucos livros conseguiram capturar o espírito de um tempo como esse. Ler cada um desses poemas é como viajar no tempo e contemplar a trama do destino de personagens como Tiradentes, Marília de Dirceu e tantos outros.


Não por acaso, cito um de seus versos durante o meu passeio poético por Ouro Preto:



"De seu calmo esconderijo,

O ouro vem, dócil e ingênuo;

torna-se pó, folha, barra,

prestígio, poder, engenho..

É tão claro! - e turva tudo:

honra, amor e pensamento."

Normalmente, inicio o tour com esse verso que descreve muito bem a essência do período do Ciclo do Ouro onde a ambição, a loucura pelo desejo de encontrar o El Dorado e as consequências de tal descoberta para os desbravadores nas Minas Gerais.



Livro "Cartas Chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga.
Livro "Cartas Chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga.

Cartas Chilenas de Tomás, de Antônio Gonzaga


As Cartas Chilenas circularam em Vila Rica em manuscritos, poucos anos antes da Conjuração Mineira, em 1789. São poemas escritos em tom de sátira, que criticavam de maneira audaciosa o governador de Minas daquela época, Luís da Cunha Meneses, chamado aqui de Fanfarão Minésio, além de outros personagens.


A autoria das cartas sempre foi anônima, afinal, seus autores temiam a repressão do governo português, mas estudos dos anos de 1940 atribuíram a Tomás Antônio Gonzaga, poeta e ouvidor de Vila Rica, a escrita dos versos.


Alguns estudiosos apontam o poeta e magistrado Cláudio Manuel da Costa como co-autor da obra. Mas o que importa de fato é que as Cartas Chilenas revelam detalhes preciosos sobre o modo de vida nas Minas Gerais daqueles tempos. Eis um trecho que gosto muito:



“Pertende Doroteu, o nosso chefe Erguer uma cadeia majestosa Que possa escurecer a velha fama da Torre de Babel E mais, dos grande custosos edifícios Que fizeram para sepulcros seus Os reis do Egito."


Satírico não é mesmo? Nessa obra o autor descreve muito bem e de forma satírica a reação de todos diante das ideias loucas do governador Luiz da Cunha Menezes. Ele resolveu construir a Casa de Câmara e Cadeia em meio a uma crise econômica e política. Essa cadeia que deu o que falar e o que escrever.



Livro "1789", de Pedro Dória.


1789 : A história de Tiradentes, contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a Independência do Brasil


O jornalista Pedro Dória é o autor deste livro bem objetivo e de fácil leitura, que conta com uma ampla pesquisa sobre a Conjuração Mineira e seus principais personagens.


Nele somos apresentados ao contexto histórico onde ocorreu a Conjuração Mineira, seus principais personagens e como o movimento abriu caminho para a independência do Brasil alguns anos depois. Além disso, a pesquisa do autor nos revela dados importantes sobre o modo de vida em Minas Gerais, especialmente na antiga Vila Rica.


Uma ótima introdução para quem deseja conhecer mais sobre a história de Minas Gerais e do Brasil através de uma leitura cheia de fatos curiosos.



Dicas de filmes e séries


Sim, a história de Minas Gerais e de Ouro Preto também inspirou filmes e séries dos mais variados tipos. Aqui vão algumas sugestões:



Minissérie "Liberdade, Liberdade". Foto: Divulgação.
Minissérie "Liberdade, Liberdade". Foto: Divulgação.


Liberdade, Liberdade, Minissérie da Rede Globo


Nessa minissérie o foco principal é a história de Joaquina, filha de Tiradentes, que foge para Portugal logo após a morte do pai, mas volta para o Brasil anos depois e se torna símbolo da luta contra a Coroa Portuguesa.


Vale dizer que a minissérie é uma interpretação ficcional da história brasileira. Não existem registros de que a filha de Tiradentes tenha se tornado uma líder em prol da independência brasileira. Com alguma licença poética, essa é uma obra visual que nos permite aprender muito sobre diversos fatos relevantes da Inconfidência Mineira. Vale a pena assistir antes de vir para Ouro Preto.


Você pode conferir a minissérie completa disponível no site da Globoplay. Confira os planos e valores neste link.



SANKOFA: a África que te habita


Essa série documental em dez episódios nos oferece um rico panorama da cultura africana presente na história e no tecido social brasileiro. O documentário narra a expedição de César Fraga, fotógrafo afrodescendente, e Maurício Barros de Castro, escritor e professor pesquisador da diáspora africana.


Através desses dois personagens, descobrimos mais sobre os países africanos dos quais vieram os povos escravizados para o Brasil, como Gana, Benin, Togo, Congo e Moçambique.

O fio condutor do documentário são as imagens registradas e os relatos de César e Maurício, que nos apresentam as origens da cultura africana e a importância da reflexão histórica sobre o período da escravidão. Ah, e para quem não sabe, Sankofa quer dizer "de volta ao passado".


A série pode ser conferida na íntegra no Youtube. Abaixo você confere o primeiro episódio:







Filme Os Inconfidentes. Foto: Plano Crítico.
Filme Os Inconfidentes. Foto: Plano Crítico.

Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade


Lançado em 1972, o filme Os Inconfidentes retrata os momentos mais importantes da Inconfidência Mineira. Com foco na figura do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o filme teve diversas cenas gravadas em Ouro Preto.


Além do elenco estelar, como nomes como Nelson Dantas, José Wilker e Luiz Linhares, a direção de Joaquim Pedro de Andrade nos oferece uma visão poética e crítica sobre as estruturas sociais do Brasil colonial. O roteiro foi baseado nos autos da Devassa da Inconfidência Mineira.


Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.


Apesar de raro, o filme pode ser acessado no Youtube.



Resumo


Que Ouro Preto é um lugar cheio de história e arte a gente já sabe. Mas de seus encantos, Ouro Preto também serviu de inspiração para diferentes obras, de livros até minisséries de TV e filmes.


Então, para você que já passeou comigo, continue curtindo Ouro Preto de longe, e para quem pretende visitar a cidade, venha fazer um tour com astral poético em Ouro Preto comigo! Reserve seu passeio no botão abaixo:




206 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Duda Teixeira
Duda Teixeira
Jul 26, 2023

Fizemos passeios por Ouro Preto e Mariana. Sueli é espetacular, muito prestativa e tem informações sobre literatura, estilos de arte e história. Não fica só no superficial. Amamos!

Like
Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
bottom of page