top of page
Sueli Maria Rutkowski

Atrativos para o seu Passeio Personalizado em Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade repleta de atrações. A cidade Patrimônio Cultural da Humanidade conta com cerca de 13 museus e mais de 20 igrejas e capelas. Se você está um pouco perdido na hora de organizar o seu roteiro, vem comigo conferir as dicas para um passeio personalizado cheio de história, cultura e muita arte.


Antes de explorar a cidade, saiba que este post foi pensado para ajudar você a montar seu

roteiro com mais liberdade. Para isso, ofereço um Passeio Personalizado por Ouro Preto. Nele você poderá escolher quais atrações deseja visitar com a minha companhia.


Esta lista de atrativos está dividida em categorias para você escolher os pontos mais interessantes. E mais: com essas sugestões você terá a chance de conhecer o que Ouro Preto tem de melhor num roteiro agradável, repleto de monumentos históricos e com um toque de leveza e poesia. Vem comigo!


Neste post:




Mina Jeje. Foto: Ane Souz.
Mina Jeje. Foto: Ane Souz.

Minas de ouro


Ao visitar uma mina de ouro você tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a importância da mineração e da geologia na formação desta cidade. Este passeio também nos estimula a pensar sobre os povos africanos, que vieram escravizados para Minas Gerais, e em todo o conhecimento e cultura trazidos por eles.


Você pode escolher as minas do Chico Rei, do Jeje, de Santa Rita, Du Velloso, 13 de Novembro, do Palácio Velho ou do Bijoca.


Fique atento: cada mina cobra um valor diferente de ingresso. Em algumas delas o pagamento poderá ser feito apenas via dinheiro ou PIX. Recomendo também que no dia de sua visitação opte por usar roupas leves, de preferência não brancas (você poderá se sujar um pouco), e sapatos confortáveis.



Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Ane Souz.
Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Ane Souz.

Igrejas e capelas


Ouro Preto é conhecida mundialmente por suas igrejas. Aqui o foco é a estrutura da Igreja Católica em Minas, as Irmandades, a Arte Barroca e o Rococó, além das obras de Aleijadinho.


Cada templo nos conta uma fase diferente da história artística e social de Ouro Preto. Anote aí:


  • As irmandades dos negros: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercês dos Perdões.

  • As irmandades dos brancos: Basílica de Nossa Senhora do Pilar, igreja de São Francisco de Assis, Matriz de Senhora da Conceição e igreja de Nossa Senhora do Carmo.  

  • Capelas (algumas datam da fundação da cidade): São João, São Sebastião, Santana e do Padre Faria.


Fique atento: algumas igrejas possuem ingresso conjugado com outros pontos de visitação, como é o caso da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Os ingressos custa em média R$10,00. Dentro das igrejas geralmente é permitido fotografar, mas sem o uso do flash!



Museu da Inconfidência. Foto: Ane Souz.
Museu da Inconfidência. Foto: Ane Souz.

Museus


Eita cidade que tem museus! Pra você não se perder, trago algumas sugestões:


  • Religiosos (museus com foco em arte sacra): Museu de Arte Sacra, que está na Basílica do Pilar e Museu de Aleijadinho, situado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Recomendo também o Museu do Oratório (único no Brasil).

  • Históricos (museus para quem gosta de história): para aprender mais sobre a Inconfidência Mineira, visite o Museu da Inconfidência, o Museu Casa dos Contos e o Museu Casa dos Inconfidentes. Para conhecer o período imperial, não deixe de visitar o Museu da Farmácia.

  • Artísticos (museus de diferentes estilos e movimentos): confira o Museu Casa Guignard e o Museu Boulieu, ambos com ótimas coleções. 

  • Monumentos Civis (prédios com grande importância histórica): conheça a Casa de Tomás Antônio Gonzaga e a Casa da Ópera (o teatro mais antigo em funcionamento nas Américas).


Fique atento: o Museu de Ciência e Técnica encontra-se temporariamente fechado, mas é possível conhecer a parte exterior do prédio.



Museu Casa dos Contos. Foto: Ane Souz.
Museu Casa dos Contos. Foto: Ane Souz.

Roteiros prontos

Confira algumas sugestões de roteiros perfeitas para o seu Passeio Personalizado:


  1. Capela São João – Mina Jeje – Igreja Santa Efigênia – Basílica do Pilar – Igreja São Francisco de Assis – Museu da Inconfidência – Casa da Ópera. A capela São João está localizada no alto da Serra de Ouro Preto, distante 3 km da Praça Tiradentes.

  2. Mina do Chico Rei – Basílica do Pilar – Igreja N. Sra. Do Rosário – Igreja São Francisco de Assis – Museu da Inconfidência e Casa da Ópera.



Casa dos Contos e Ponte dos Contos. Foto: Ane Souz.
Casa dos Contos e Ponte dos Contos. Foto: Ane Souz.

Algumas recomendações para o seu passeio em Ouro Preto


Comece pela manhã: sugiro iniciar o passeio às 9 horas a partir do seu local de hospedagem. Assim é possível visitar três atrativos pela manhã, com uma pausa para o almoço e mais três atrativos à tarde. Assim você não se cansa e curte a cidade no seu tempo.


Conforto acima de tudo: este é um passeio a pé (exceto no caso de atrações fora do centro histórico), portanto, dê preferência para roupas leves e calçados confortáveis. Traga consigo água, protetor solar e um agasalho - o clima em Ouro Preto muda muito.


Tudo no seu tempo: a regra é desbravar a cidade sem pressa. Por isso, fique tranquilo, também vamos adicionar muitas paradas para criar o sentimento de integração com o local visitado. Pode ser uma parada para contemplação, comprinhas na feirinha de pedra sabão ou um sorvete…. Você é quem manda!


Resumo


Arte, cultura, história, arquitetura e muita poesia. Ouro Preto é uma cidade especial, que estimula nossos sentidos e nos convida a desbravar a história de Minas Gerais e do Brasil.


Diante de tantos atrativos, é natural se sentir perdido. A boa notícia é que estou aqui para ser sua guia nessa jornada repleta de atrativos especiais. Igrejas, museus, construções histórias e mirantes com vistas de perder o fôlego. Assim é Ouro Preto!


Se você está planejando visitar Ouro Preto chegou no lugar certo. Te guiarei por lugares inesquecíveis e o melhor: tudo isso num passeio personalizado com muita descontração e poesia.

Gostou das sugestões? Já montou seu roteiro? Agora é só reservar o seu Passeio Personalizado no botão abaixo e curtir tudo o que Ouro Preto tem de melhor. Te aguardo!



166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
bottom of page