Chegou a hora de viajar para Ouro Preto! Logo você precisa saber sobre o clima da cidade, o que conhecer, os eventos, como escolher um guia para te ajudar nessa experiência e claro, onde comer o famoso queijo de Minas! Como vir a Ouro Preto e não comer uma das maiores especiarias da culinária mineira, não é mesmo? Então confira esse post e já separe lugar na sua mala para levar um autêntico queijo de Minas pra casa!
Queijo de Minas: um patrimônio
Minas possui uma das culinárias mais saborosas do Brasil, com ingredientes e produtos únicos como o queijo de Minas. Uma riqueza do estado que com o tempo se tornou patrimônio imaterial do Brasil. O queijo de Minas é um dos mais consumidos pelas famílias brasileiras.
Ninguém sabe ao certo quem foi o inventor dessa delícia, mas a história registra que ele possui forte influência portuguesa e começou a ser produzido no Brasil por volta dos séculos XVIII pelos imigrantes que colonizaram o Estado de Minas Gerais. Eles trouxeram para Minas uma técnica antiga de produção de queijo com leite fresco e coalho.
Essa técnica de feitura conservada até hoje pelos produtores é o que torna o produto único, um verdadeiro patrimônio. E visitando Ouro Preto é claro que você não vai perder a chance de comer um autêntico queijo de Minas! Então confira duas dicas de lugares ótimos para você apreciar e comprar queijo de Minas!
Garapinha
Um lugar ideal para comprar um queijo de Minas é o Garapinha. Com mais de 60 anos de tradição em Ouro Preto, o espaço é uma típica venda mineira e muito frequentado pelos moradores da cidade. Além do queijo, o Garapinha oferece uma extensa variedade de doces também. Tem o tradicional doce de leite mineiro, doce de figo, de laranja e um doce que combina muito bem com o queijo de Minas: a goiabada cascão. Viu, aqui é um ótimo lugar pra você comer um Romeu e Julieta, uma deliciosa combinação de queijo e goiabada! Além de poder levar pra casa essas delícias! O Garapinha fica na Praça Reinaldo Alves de Brito 77, próximo ao museu Casa dos Contos.
Queijaria Tesouros da Canastra
Mas se você, ao invés de doce preferir acompanhar o queijo de Minas com uma boa taça de vinho, a dica é ir na Queijaria Tesouros da Canastra. No centro de Ouro Preto, na rua Getúlio Vargas, a queijaria é um espaço muito charmoso. Além do vinho, a casa oferece cervejas artesanais locais e um saboroso cafezinho. Um ótimo lugar para se passar um final de tarde. E aos finais de semana a Queijaria ainda conta com música ao vivo para você poder apreciar ainda mais o momento.
Depois de se deliciar com um queijo de Minas na Queijaria Tesouros da Canastra, aproveite para levar pra casa azeites, antepastos e geleias, que também são outras especialidades do espaço.
Após degustar um bom queijo, que tal um passeio a pé?
Depois de conhecer um autêntico Queijo de minas, que tal conhecer melhor Ouro Preto? Para isso, uma boa ideia é contar com a ajuda de um guia, que vai te ajudar a conhecer o melhor de Ouro Preto para que você aproveite ao máximo sua viagem.
Quer saber como um guia pode fazer a diferença na sua viagem por Minas, então confira o post…Guia de Turismo, o seu facilitador de viagens
E uma ótima forma de se conhecer Ouro Preto é fazendo um passeio a pé, onde caminhado por um roteiro temático você conhece a cidade em todos os seus encantos e detalhes. E você pode fazer um passeio a pé comigo, sua guia em Ouro Preto. Confira no meu site os passeios temáticos e venha descobrir Ouro Preto!
Comments