Mariana é mais antiga cidade de Minas Gerais e foi a primeira capital do estado, a partir disso, já é possível reconhecer sua importância histórica, não é mesmo?
Com mais de três séculos de existência, Mariana abriga uma enorme herança do período colonial e do ciclo do ouro. Na cidade encontram-se inúmeros monumentos, igrejas e espaços que contribuíram para a formação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Além disso, ela conta com belas paisagens exclusivas de Minas.
Por isso, se você está pensando em viajar, mas ainda não sabe o que fazer em Mariana, confira a lista que separei com alguns dos melhores passeios da cidade!
Praça Minas Gerais
Como primeira dica de o que fazer em Mariana, destaco a Praça Minas Gerais, que está situada no centro da cidade. O local é um símbolo do município e é composto por três importantes construções: a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e a Igreja do Carmo. Por isso, é um ótimo ponto de partida para os passeios.
Além disso, é possível encontrar ao centro da praça o Pelourinho, um monumento que servia como local de castigo e exposição de escravos e criminosos, mas também era aonde se anunciava as questões importantes vindas da corte portuguesa.
Casa de Câmara e Cadeia
Aproveitando a ida à Praça Minas Gerais, vale a pena conhecer a Casa de Câmara e Cadeia, hoje sede da Câmara Municipal de Mariana.
O prédio conta uma fachada imponente e diferenciada, herança da arquitetura colonial. Além de ser o local onde funcionavam os órgãos administrativos e legislativos da cidade, no primeiro andar do edifício ficava a cadeia.
Igreja São Pedro dos Clérigos
Dentre os vários monumentos religiosos de Mariana, a Igreja São Pedro dos Clérigos chama atenção por ser uma das poucas igrejas barrocas em Minas Gerais que possuem um plano redondo.
Ademais, ela está situada em um local onde é possível encontrar uma linda vista panorâmica da cidade.
Catedral Nossa Senhora da Assunção (Sé)
Grande símbolo da arte barroca no estado, a Catedral da Sé de Mariana é a matriz mais antiga de Minas e uma das cinco primeiras do Brasil.
Nessa igreja você pode admirar a arquitetura colonial extremamente rica em detalhes. A Catedral também é famosa por abrigar um órgão construído no século XVIII em Hamburgo, na Alemanha, e doado pela corte portuguesa ao bispo dom Frei Manoel da Cruz.
Visitação à Mina da Passagem
Partindo para os atrativos naturais da cidade, um passeio indispensável a se fazer é a visita à Mina da Passagem, isto é, a maior mina de ouro aberta para visitação no mundo.
A descida até galerias subterrâneas é feita por meio de um trolley de mais de 300m de extensão. Sendo assim, você poderá ter uma verdadeira aula de história e conhecerá os inúmeros contos e lendas surgidos no lugar durante período de exploração do ouro.
Passeio de Maria Fumaça
Por fim, recomendo a ida de Maria Fumaça de Mariana a Ouro Preto. Afinal, esse passeio é uma ótima opção para quem deseja apreciar as belas paisagens de Minas.
Neste programa imperdível, além de ter uma vista privilegiada das montanhas gerais que dão nome ao estado, é possível realizar uma emocionante viagem no tempo e conhecer mais uma importante cidade histórica de Minas.
Portanto, agora que já sabe o que fazer em Mariana, por que não considerar uma viagem à Ouro Preto também? Na antiga cidade de Vila Rica você poderá fazer passeios que incluem desde visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e o Museu da Inconfidência até realizar incríveis roteiros ecológicos.
Gostou das sugestões de passeios e ficou com vontade de ir à Ouro Preto? Então, não deixe de ler o post em que dou as melhores dicas de viagem para a cidade!
Comments