Olá, viajantes! Já publiquei em meu blog um artigo sobre 4 cidades perto de Ouro Preto que você precisa conhecer, seguindo para o sul do estado na direção do Rio de Janeiro. Não deixe de conferir.
Agora compartilho com vocês este novo post com dicas de atrações imperdíveis no entorno de Ouro Preto. São mais quatro cidades, desta vez seguindo para o norte do estado em direção a Belo Horizonte via Mariana, Santa Bárbara, Catas Altas (onde está localizado o Santuário do Caraça) e Caeté, (município onde está o Santuário da Serra da Piedade).
Assim como Ouro Preto, essas cidades históricas também foram fundadas durante a exploração aurífera, no século XVIII, na região hoje conhecida como Minas Gerais. Apesar de oferecerem uma boa estrutura turística, elas recebem menos visitantes que Ouro Preto. Por isso, são perfeitas para quem deseja curtir a tranquilidade e a simplicidade, que ainda são muito fortes no cotidiano mineiro.
Se você também é apaixonado por história, cultura e arte, tenho certeza que irá adorar essas dicas. Vamos juntos conhecer os encantos dessa terra cheia de belezas? Simbora, uai!
Neste post:

Mariana: o berço de Minas Gerais
Começamos por Mariana, que é cidade mais próxima para quem parte de Ouro Preto. Distante apenas 12 km do centro de Ouro Preto, ela nasceu antes mesmo que a antiga Vila Rica. Originada em 1696, com a fundação do arraial do Ribeirão do Carmo, foi elevada à condição de vila em 1711.
Poucos anos depois tornou-se a primeira capital de Minas sendo substituída pela Vila Rica, atual Ouro Preto, isso lá em 1720. Ainda assim, Mariana é considerada o berço da civilização de mineira. Quer um fato curioso? Ao ser elevada à condição de cidade em 1745, a antiga Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo recebeu o nome de Mariana, uma homenagem à rainha Maria Ana de Áustria, esposa de Dom João V.
Sim, Mariana foi primeira em tudo: primeira vila, primeira capital e ainda sede do primeiro bispado em Minas Gerais. Graças a isso, a cidade fez surgir importantes irmandades religiosas, como as do Carmo e de São Francisco de Assis, cujos templos, na atual Praça Minas Gerais, dão provas da riqueza e cultura locais.
Passear pelas ruas tranquilas de Mariana é como voltar ao tempo. Suas praças são cercadas por casarões e magníficas igrejas, como a Catedral da Sé (ou Basílica de Nossa Senhora da Assunção), que possui um interessante órgão alemão enviado como presente da Coroa Portuguesa para o primeiro bispado de Minas Gerais em Mariana, Frei Manuel da Cruz.
Quer uma dica especial? No caminho entre Mariana e Ouro Preto, é possível conhecer o distrito de Passagem de Mariana, que possui uma antiga mina de ouro, com galerias e lago subterrâneo. Um passeio que agrada crianças e adultos.
E o melhor. Posso te guiar aqui também! Reserve o Passeio Mariana Essencial.

Santa Bárbara: a terra do mel
Seguindo o caminho para a capital mineira, aproveite e faça uma parada em Santa Bárbara. Fundada em 1704, a cidade guarda riquezas históricas importantes, além do típico clima de interior que a gente tanto ama.
Entre os casarões, o destaque é a casa da família do sexto presidente do Brasil (1906), hoje transformada no Memorial Affonso Penna. Não deixe de conhecer!
Como todo mineiro adora um docinho, minha dica especial em Santa Bárbara é a Casa do Mel (Rua São Domingos Pena, nº131), um espaço para saber mais sobre essa iguaria típica da região. Uma delícia de lugar! Vale muito a pena a parada se estiver com as crianças. E depois disso, partiu pra o Santuário do Caraça!
De Mariana até Santa Bárbara são 66 km, aproximadamente 1h30min de contemplação das serras de Minas. Cá entre nós, merece um cafezinho, um pão de queijo ou um almoço ali no Rancho do Pote.
Para saber mais sobre a cidade, confira o site: www.santabarbara.mg.gov.br

Catas Altas: um tesouro aos pés da serra
Saindo de Santa Bárbara chegaremos a Catas Altas. Ô lugarzinho especial! Um charminho de vilarejo repleto de mineiridade e sossego.
O trajeto ao longo de 77 km passa por uma área de mineração, mas boa parte da paisagem natural é ainda preservada e exuberante.
Essa região tem encantos secretos, por isso, aqui vai mais uma dica de quem conhece bem o lugar. Antes de chegar a Catas Altas, procure conhecer as ruínas de um antigo aqueduto, chamado Bicame de Pedra, construído durante o século XVIII.
E se assim como eu, você também curte aventura, já pode se animar, uai! Na região é possível praticar canoagem e caiaque stand up, caso esteja viajando no final de semana, quando há várias opções de atividades turísticas na cidade. E a dica de almoço é no Restaurante Pico do Sol. Eita comida boa!
E agora partiu para o Santuário do Caraça e quem sabe você planeja uma pernoite por lá?
Para saber mais sobre Catas Altas, visite o site: https://www.catasaltas.mg.gov.br/

Santuário do Caraça: a visita do Lobo-Guará
De Santa Bárbara seguimos para o famoso Santuário do Caraça. O santuário está localizado em Catas Altas, mas sua entrada de melhor acesso é passando pela cidade de Santa Bárbara.
O Santuário foi idealizada pelo irmão Lourenço, um ermitão que percorreu essas montanhas isoladas por volta de 1770, até encontrar um monte peculiar, batizado de Caraça pelos primeiros bandeirantes que aqui passaram. Isso porque a silhueta da serra lembrava uma cara grande.
Após seu falecimento, suas terras passaram ao governo estadual que as entregou aos irmãos lazaristas para a construção de um colégio em 1821.
Até 1968, alunos de quase todas as partes do país tiveram formação básica e superior aqui, até que um incêndio consumiu parte do estabelecimento. O Caraça formou homens notáveis, desde presidentes, estadistas e políticos até médicos, advogados e religiosos.
A paisagem verdejante permeada por cascatas e cachoeiras nos convida para momentos tranquilos junto à natureza. Piscinas de pedra e praias de areia branca formadas às margens do rio Caraça, que atravessam o Parque Natural do Caraça, são boas opções de banhos em épocas quentes.
Agora um causo bem mineiro: conta-se que o imperador D. Pedro II, experimentou as águas de uma piscina natural e descansou à sombra de suas árvores em uma visita ao Santuário.
Mas, talvez, a melhor opção fique reservada para a noite, quando os lobos-guará que habitam a região vêm se encontrar com os padres que cuidam do Santuário. Domesticados ao longo dos anos, eles visitam todas as noites o pátio do antigo colégio, em busca de contato humano e alimento. A experiência é impressionante! Para isso é necessário pernoitar nas hospedagens do Santuário, pois a visita do lobo-guará não é aberta ao público.
Não deixe de conhecer também a imponente Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Em arquitetura neogótica do final do século XIX, é um dos poucos templos mineiros neste estilo. Observe também os belos painéis pintados por Mestre Ataíde.
Saiba mais sobre o Santuário do Caraça no site oficial da instituição: https://www.santuariodocaraca.com.br/

Serra da Piedade: no alto das montanhas de Minas
Saindo do Santuário do Caraça, agora é hora de voltar para Belo Horizonte. Você percorrerá cerca de 91 km até Serra e de lá seguirá por mais 52 km até chegar em Beagá.
Este é um caminho de cerca de 140 km, mas garanto que valerá a pena. Você irá se deslumbrar com a paisagem na Serra da Piedade.
O Santuário de Nossa Senhora da Piedade está distante cerca de 16 km do centro de Caeté. Este é um dos lugares de peregrinação e fé mais visitados do estado. O monte está a 1.746 metros de altitude, proporcionando uma vista inesquecível para o famoso “mar de morros” de Minas Gerais.
Você pode apenas passar pela região e se deleitar com a vista. Mas se preferir visitar a Basílica no alto do monte, fique atento para essa dica especial: o Santuário de Nossa Senhora da Piedade possui um rigoroso controle de acessos. Tenha atenção aos horários de visitação: de quarta a sexta-feira: das 8h às 11h30 e das 13h às 18h30. Sábados e Feriados: das 8h às 18h30. Domingos: das 7h às 18h30. É recomendado o agendamento. Clique aqui para saber mais.
Resumo
Essas atrações pertinho de Ouro Preto são apenas um pouquinho de toda a riqueza histórica e cultural que Minas pode nos oferecer. Com essas dicas, você terá a chance de descobrir as cidades próximas a Ouro Preto, que surgiram e se desenvolveram de modo semelhante ao longo do século XVIII.
São cidades que nos apresentam novos ângulos da sociedade que se formou ao longo dos séculos, neste cantinho especial do Brasil que com muito orgulho chamamos de Minas Gerais.
Você poderá realizar esse trajeto em direção a Belo Horizonte de duas maneiras:
O primeiro deles é mais longo e leva você a quatro cidades: Mariana, Santa Bárbara, Catas Altas e uma pernoite no Santuário do Caraça (que fica em Catas Altas) e no dia seguinte passando pela Serra da Piedade (que pertence a Caeté).
O segundo modo é pensado para quem está com certa pressa de chegar em Belo Horizonte. Depois de visitar Mariana, Santa Bárbara, Catas Altas e o Santuário do Caraça sem pernoit, siga direto para Belo Horizonte.
Gostou das dicas? Qual roteiro você escolhe e por quê? Deixe aqui seus comentários. Terei prazer em ajuda-lo.
E, você já sabe, se quiser minha companhia como guia ao visitar essas cidades, agende o Passeio Personalizado, ou, se deseja minha ajuda para enviar mais dicas de cidades para visitar em Minas, basta escrever aqui também, ou entrar em contato direto comigo. Até mais!