top of page
Sueli Maria Rutkowski

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana: aproveite o festival para conhecer (e encantar-se por)

O mês de julho em Ouro Preto é época de receber um dos mais importantes festivais culturais do calendário brasileiro: o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

O festival acontece há 51 anos e conta com uma programação extensa e gratuita onde o público tem oportunidade de conferir shows musicais, peças teatrais, apresentações de danças, exposições de artes visuais e artes plásticas, intervenções urbanas, palestras e oficinas.

Este ano, o festival tem como tema o Tropicalismo, movimento cultural inovador que sacudiu os anos de 1967 e 1968. E celebra, especialmente, os 50 anos do álbum Tropicalia ou Panis et Circencis, lançado por Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, acompanhados dos poetas Capinam e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat.

Então anote na agenda, que de 6 a 22 de julho a arte toma conta das ruas, praças, teatros e galerias de Ouro Preto e Mariana e convida você a curtir o friozinho da época com uma boa taça de vinho e ótimas atrações culturais. Tudo que seu inverno pedia, não é mesmo?!

E aproveitando os dias de atrações do Festival de Inverno, conheça mais os encantos das cidades de Ouro Preto e Mariana! Confira esse post e siga as dicas de roteiros de passeios para, além de curtir o festival, você também curtir o melhor das duas cidades!

Passeie a pé por Ouro Preto

Se você está aproveitando o Festival para vir a Ouro Preto pela primeira vez, então a dica é andar pela cidade e conhecer seus pontos turísticos básicos, aqueles que quem passa por aqui não pode deixar de conhecer! Fazendo um passeio a pé por Ouro Preto você vive a cidade e conhece mais a fundo sua história, sua arquitetura e suas obras barrocas que são os símbolos da cultura da cidade.

Pra te ajudar no seu passeio, preparei um roteiro especial com algum dos principais lugares de visitação da cidade para você conhecer durante uma tarde de caminhada, ou numa manhã, se preferir!

Nesse roteiro te levo para conhecer a Mina do Chico Rei, onde te contarei como foi a exploração do ouro na antiga Vila Rica. Seguindo nossa caminhada, vamos até a Igreja São Francisco de Assis e na Basílica Nossa Senhora do Pilar. Essas duas igrejas, além da arquitetura barroca, abrigam belas obras dos artistas Aleijadinho e Mestre Ataíde. Um passeio ideal para você conhecer mais sobre a história e a arquitetura de Ouro Preto!

Conheça sua africanidade

Já que estamos em um festival cultural, que tal aproveitar o embalo e fazer um passeio para conhecer a cultura africana que formou Ouro Preto?  Além da cultura portuguesa, Ouro Preto também tem raízes na cultura africana e carrega muitas heranças dos povos da África que construíram a cidade.

Para conhecer mais sobre nossa afro-brasilidade, elaborei um roteiro de passeio aonde você vai ao encontro da cultura negra narrada desde o século XVIII até o século XXI. Nesse passeio, te levo para conhecer uma antiga mina de exploração de ouro, de lá iremos para a Igreja de Santa Efigênia. A igreja, que foi construída no século XVIII para culto dos escravos ou alforriados, apresenta expressivos elementos simbólicos da cultura negra e do barroco mineiro.

Finalizando nossa walking tour, vamos à Casa da Ópera. Um ótimo passeio para conhecer a pluralidade cultural ouro-pretana!

Encante-se por Mariana!

Aproveitando que as atrações do Festival de Inverno também acontecem em Mariana, cidade vizinha de Ouro Preto, faça um passeio pela bucólica cidade para conhecer seus encantos!

Em um passeio a pé por Mariana, visite a Catedral da Sé. No centro histórico da cidade, a Catedral abriga o único órgão produzido pelo alemão Arp Schnitger que fica fora da Europa. Uma peça rara construída em 1701. Daqui, siga para o Museu da Música para conhecer composições sacras brasileiras da época do Ciclo do Ouro. Ah, mas sem antes fazer uma pausa na Praça Gomes Freire, o Jardim de Mariana. Um lugar lindo e romântico que dá o grande charme da cidade.

O Jardim, rodeado de casarões do século XVIII e de muito verde, faz parte da vida dos marianenses. Em seus fins de tarde, a praça reúne estudantes, visitantes e as famílias locais, que vão ali para prosear e relaxar na bela paisagem. Em meio aos vendedores de balões, de algodão doce e das risadas das crianças brincando, a praça reúne pessoas de todas as idades em um clima de paz e harmonia. Coisas que só cidades do interior ainda preservam.

E a dica aqui é visitar a praça nos domingos em que as bandas da cidade tocam às 11h. Os repiques e dobrados entoados pelos músicos dão mais charme ao local. Ah, e pra esse passeio também tenho um roteiro prontinho para você aproveitar e se encantar por Mariana!

Gostou das dicas de passeio? Então me siga no Instagram para mais dicas de roteiros em Ouro Preto e Mariana!

Para conferir a programação completa do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana clique aqui!

2 visualizações0 comentário

Comments


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
bottom of page