top of page
Sueli Maria Rutkowski

Eventos religiosos de Ouro Preto 2018! Confira o calendário de eventos das manifestações de fé do po

Ouro Preto, construída em um pilar de fé e devoção, é o berço da religiosidade mineira. A fé ecoa pelas ladeiras e ruas centenárias da cidade, onde os belíssimos ritos litúrgicos e as festas religiosas populares expressam a devoção do povo ouro-pretano. A tradição religiosa de Ouro Preto se mantém viva ao longo do tempo, deixando a cidade em estado de pura graça e encantamento.

E como promessa é dívida, hoje trago para você um calendário de eventos religiosos de Ouro Preto. Agora, junto com o calendário de eventos culturais da cidade, você pode montar sua agenda com os melhores passeios para seu ano de 2018!

Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

O calendário de eventos religiosos de Ouro Preto começa com uma das festas religiosas populares mais belas da cidade. Janeiro recebe as Guardas de Congado da cidade e de diversas cidades mineiras para a celebração de devoção à Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Como herança africana, a comemoração é movida pela fé e regada de alegria, música e dança, encantando as ladeiras de Ouro Preto. A Festa do Reinado em devoção a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia foi criada para celebrar a figura de Chico Rei, lendário escravo que tornou-se rei do seu povo em Ouro Preto.

Trazido do Congo, onde era imperador, para Vila Rica com toda a sua corte que foi capturada, o escravo conseguiu comprar sua alforria e a de seus compatriotas. Os libertos tinham Chico como rei. A corte estava formada. Esse grupo era membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, uma confraria de culto católico, criada para abrigar a religiosidade do povo negro.

A história do bravo escravo Chico Rei foi transmitida pela tradição oral entre o povo mineiro. Seu legado passou a ser celebrado na data de Nossa Senhora do Rosário com os ritos de seu povo e se manteve ao longo dos anos.

Fitas coloridas, roupas brancas, bandeiras, reisados e procissões tomam conta das ladeiras de Ouro Preto. As Guardas de Congo se encontram, se apresentam e festejam com seus tambores e ritmos africanos. As músicas e os rituais religiosos do Congado louvam os santos católicos  demonstrando também de onde vieram, a particularidade e diversidade de cada grupo que existe em Minas e no Brasil.

As Guardas carregam consigo a reafirmação da fé, do encanto e da força da afro-brasilidade. Uma festa marcada pela beleza dos seus ritos e pela contagiante alegria de seus ritmos. Uma tradição que vive pela fé de um povo.

Semana Santa

Há mais de três séculos, Ouro Preto rememora a Paixão de Jesus Cristo e revive a mais profunda tradição cristã. Nas ladeiras históricas, a paixão, a morte e ressurreição de Cristo é celebrada em uma mistura de arte e fé.

Nas sacadas dos casarios, bandeiras e estandartes são estendidos decorando a cidade com as cores que simbolizam cada etapa da Semana Santa. Primeiro a cidade é tomada pelo vermelho, sendo substituído pelo roxo e, por último, o branco, que simboliza a vida nova pela ressurreição de Cristo.

As procissões, as missas realizadas nas seculares igrejas de Ouro Preto, os cânticos em latim, as encenações litúrgicas como a cerimônia do lava pés e a encenação da crucificação de Cristo são o marco das manifestações de fé da Semana Santa na cidade, que esse ano é celebrada de 25 de março a 1 de abril.

Da noite de Sábado de Aleluia para a madrugada de Domingo de Páscoa, ouro-pretanos e visitantes se mobilizam para confeccionar os tradicionais tapetes devocionais que ornamentam a rua para a passagem da procissão de ressurreição e dão forma aos desenhos que simbolizam a fé dos fiéis. Na madrugada das Aleluias, grupos de serestas desfilam ao longo dos tapetes saudando as pessoas que os confeccionaram e anunciando a alegria da Páscoa.  Uma linda manifestação de arte e fé.

A semana Santa em Ouro Preto preserva tradições seculares e mantém viva a religiosidade do seu povo, sendo uma das principais celebrações do calendário de eventos religiosos de Ouro Preto.

Corpus Christi

O Corpus Christi, festa católica que celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo, é uma das tradicionais comemorações do calendário de eventos religiosos de Ouro Preto. Realizada sempre 60 dias após a Páscoa, esse ano as celebrações de Corpus Christi acontecem em maio, no dia 31.

Nesse dia, a fé dos ouro-pretanos movimenta a cidade. Assim como na Semana Santa, os tapetes devocionais voltam a enfeitar e encantar Ouro Preto.  Na madrugada de Corpus Christi, os moradores da cidade se reúnem para decorar as ruas por onde passa a procissão. Nessa tarefa, muitos visitantes também se empenham para dar forma aos tapetes, que com o passar do tempo, se tornaram uma expressão artesanal coletiva, patrimônio imaterial de Ouro Preto.

Pela manhã, o cortejo de pessoas acompanha o ostensório com a hóstia sagrada que representa o sangue e corpo de Cristo, da igreja da Matriz do Pilar à Nossa Senhora da Conceição.  Caminhando pelas íngremes ruas de paralelepípedos decoradas com tapetes de serragem coloridas, as várias confraternitas, a banda e os vários anjos acompanham as figuras religiosas ao seu destino. No sobe e desce ladeira, o povo expressa sua fé.

Tocante pela emoção dos devotos e pela beleza desta tradição carregada de simbolismo, a cidade de Ouro Preto fica em seu mais puro estado de graça e encanta quem por ali passa.

Festa de Santa Cruz

Também em maio, Ouro Preto se enche de alegria com a Festa de Santa Cruz. A celebração da Festa de Santa Cruz, também conhecida como “Festa do Amendoim”, é uma das mais antigas tradições populares de Ouro Preto. Celebrada desde 1975, a festa simboliza a devoção da comunidade ouro-pretana à Santa Cruz.

As festividades acontecem no tradicional bairro Antônio Dias. A festa se inicia com a Reza do Ofício aos pés da cruz, instalada e ornamentada pelos moradores na ponte do Largo Marília de Dirceu. Um dos ritos mais bonitos da celebração é a procissão da bandeira de Santa Cruz acompanhada pelo cortejo de congado da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia até o Largo, onde a bandeira é erguida.

Cruzes ornamentadas com papel colorido e flores são colocadas nas portas das casas, pontes e cruzeiros da cidade. Pois, pelas crenças populares, acredita-se que elas desfaçam malfazejos e outras inquietações espirituais

Além dos ritos religiosos, as festividades contam com uma variada programação.  Durante as tardes há apresentações infantis dedicadas para as crianças e a noite, o Largo recebe os moradores de Ouro Preto e os visitantes da cidade para celebrar.

Durante a noite, músicos locais se apresentam para o público e, entre as apresentações, o comandante da festa realiza o tradicional leilão de prendas, que são feitas e doadas pelos moradores. Enquanto a boa música anima a festa, as pessoas se deliciam nas barraquinhas que vendem deliciosos quitutes mineiros como canjica, amendoim, caldo de feijão e quentão para esquentar as noites frias do inverno ouro-pretano. Encantos únicos de cidade do interior que mantém viva as ricas tradições de seu povo. Uma experiência que vale a pena conhecer, não é mesmo?

Aproveitando que está conhecendo as tradições do povo ouro-pretano, que tal conhecer também mais sobre a história de Ouro Preto? Um passeio temático é ideal para isso! Quer conhecer mais sobre o ciclo do ouro, a arte e o barroco de Ouro Preto? Faça um roteiro temático básico sobre Ouro Preto! Quer se aprofundar na história de luta pela liberdade na antiga Vila Rica? O roteiro sobre a Inconfidência Mineira é perfeito para você!

Eventos Religiosos de Ouro Preto – Calendário

JANEIRO

  1. Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia – Igreja de Santa Efigênia.

  2. Festa de São Sebastião –  Morro São Sebastião.

FEVEREIRO

  1. Festa de N. Sra, de Lourdes –  Bairro Bauxita.

MARÇO

  1. Semana Santa.

  2. Festa de São José –  Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.

ABRIL

  1. Festa da Misericórdia – Bairro Santa Cruz.

MAIO

  1. Festa de Santa Cruz – Bairro Antônio Dias.

  2. Festa de São Francisco de Paula.

JUNHO

  1. Festa de Santo Antônio – distritos de Ouro Preto.

  2. Festa de São João e São Pedro –  Morro São João.

JULHO

  1. Festa de Nossa Senhora do Carmo.

  2. Festa de São Cristóvão.

AGOSTO

  1. Festa de São Roque – Igreja de São Francisco de Assis.

  2. Dia da Padroeira de Ouro Preto – Nossa Senhora do Pilar.

  3. Festa de São Roque.

SETEMBRO

  1. Festa de Nosso Senhor do Bom Jesus.

  2. Festa de Santa Efigênia.

  3. Jubileu Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

  4. Festa de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.

  5. Festa de N. Sra. das Mercês e Perdões.

  6. Festa de São Miguel Arcanjo – Bairro Saramenha.

  7. N. Sra. da Piedade – Bairro Piedade.

OUTUBRO

  1. Festa de São Francisco de Assis, Ordem Terceira Franciscana.

  2. Festa de Nossa Senhora Aparecida.

  3. Festa de Nossa Senhora do Rosário.

NOVEMBRO

  1. Festa de Cristo Rei – Saramenha.

DEZEMBRO

  1. Jubileu de Nossa Senhora da Conceição, Paróquia N. Sra. da Conceição.

  2. Encontro de Folias de Reis e Pastorinhas.

5 visualizações0 comentário

Comments


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
bottom of page