Ouro Preto vai muito além do seu turismo cultural e encanta quem por aqui passa pela devoção e fé de seu povo que se mantiveram viva ao longo do tempo. Os ritos litúrgicos seculares e as festas religiosas expressam a devoção que deixam a cidade em estado de pura graça. As festas de fé em Ouro Preto são um marco da cultura local e preserva a tradição religiosa da antiga Vila Rica. E agora no segundo semestre o calendário de festas religiosas de Ouro Preto está a todo vapor! Quer saber quais são as celebrações em destaque? Então confira esse post!
Festa de São Roque
Em agosto, Ouro Preto se enche de alegria com a Festa de São Roque. São Roque, o santo dos enfermos, é muito festejado pelos fiéis que recorrem a ele para curar epidemias e doenças. As comemorações à santidade, realizadas de 16 a 19 de agosto, inicia-se com um tríduo seguido por uma missa solene. Logo após a missa, os fiéis seguem com velas acessas por uma procissão, iluminando a noite da cidade. Assim, Ouro Preto presencia uma tradição carregada de simbolismo, tocante pela emoção dos devotos.
No último dia das comemorações, a festa encerra-se com a benção do Santíssimo Sacramento, onde pães e água benta são distribuídos aos fiéis. Uma festa de fé em Ouro Preto que mantém viva a religiosidade de seus moradores.
As comemorações a São Roque são organizadas pela Igreja São Francisco de Assis. A igreja é uma das mais célebres obras primas do barroco mineiro, que uniu as artes de Aleijadinho e Mestre Athaíde. Após participar dos festejos litúrgicos, aproveite para conhecer a fundo a arquitetura, as obras artísticas e a história da igreja. Uma experiência única!
Jubileu de Nossa Senhora da Conceição
No fim de novembro Ouro Preto recebe o Jubileu de Nossa Senhora da Conceição, uma celebração da Virgem Maria. As comemorações acontecem por duas semanas, até o dia 8 de dezembro, dia em homenagem a santidade e contam com missas diárias realizadas nas seculares igrejas de Ouro Preto, novenas, rezas do terço e procissões.
Conforme antigo costume, no primeiro sábado das festividades, as crianças confeccionam e ornamentam pequenos e singelos andores em honra a Virgem Maria. Logo após a coroação da Santa, os pequenos féis saem em procissão. Ao passo que seguem do adro da Igreja São Francisco de Assis até a Igreja das Mercês e Perdões. Em virtude das comemorações, os moradores enfeitam a fachada e a frente se suas casas para a passagem da procissão das crianças, que deixa as ruas de Ouro Preto em puro estado de encantamento.
Outro destaque dessa festa de fé é a alvorada com repique dos sinos. Primordialmente ela acontece no dia 8 de dezembro para anunciar o dia de Nossa Senhora da Conceição. Logo após a missa de encerramento, que também acontece nesse dia, a imagem da Imaculada Conceição sai em procissão pela cidade abençoando Ouro Preto e seus visitantes. Assim se mantém viva uma tradição secular que resiste pela fé de um povo!
O Jubileu é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, um expressivo exemplar de arte e arquitetura sacra barroca. No espaço da igreja se encontra um dos mais importantes museus de Ouro Preto: O Museu do Aleijadinho, que reúne peças de autoria do artista. Logo, é uma visita que vale a pena, não é mesmo?
Festa de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
Após a celebração do Natal, Ouro Preto recebe a alegria das Companhias de Folia de Reis que anunciam a chegada das comemorações de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
As festas do Rosário são uma tradição mantida desde a escravidão em Minas Gerais. E seguem representando o sincretismo religioso entre catolicismo e as manifestações religiosas africanas. Nossa Senhora do Rosário, que é celebrada em outubro, tem suas festividades realizadas em Ouro Preto no mês de janeiro. A comemoração em janeiro se dá para celebrar a figura de Chico Rei, lendário escravo que se tornou rei do seu povo na antiga Vila Rica.
Chico Rei foi trazido do Congo, onde era imperador, como escravo para o Brasil. Aqui, o então escravo conseguiu comprar sua alforria e a de seus compatriotas. Os libertos tinham Chico como rei. O grupo liderado por Chico Rei associou-se a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, uma confraria católica criada para abrigar a religiosidade do povo negro, que era impedido de frequentar as mesmas igrejas dos senhores. Seu legado passou a ser celebrado e transmitido pela tradição oral entre o povo mineiro
As celebrações de devoção à Nossa Senhora do Rosário recebem as Guardas de Congado da cidade e de diversas cidades. Uma festa movida pela fé com muita música, dança e beleza. Durante as comemorações, congados, reisados, procissões e bandeiras de louvor passam em cortejo pelas ruas e ladeiras de Ouro Preto. Os tambores e os ritmos africanos resgatam a cultura dos escravos e festejam seus ancestrais. Louvando os santos católicos e os Deuses Africanos a festa revive as lutas do povo negro na nossa história. Uma das festas religiosas populares mais encantadoras de Ouro Preto. Uma manifestação marcada pela beleza dos seus ritos e pela força contagiante de seus ritmos.
Conheça Ouro Preto
As festas de fé em Ouro Preto são momentos únicos para você participar das manifestações locais, vivenciar a cultura dos ouro-pretanos e se emocionar!
E durante sua estadia para as festas de fé em Ouro Preto, aproveitando que está conhecendo as tradições religiosas locais, que tal fazer um turismo por Ouro Preto conhecer também outros atrativos da cidade? Então faça um walking tour por Ouro Preto!
Ainda assim não sabe aonde ir e o que conhecer? Então um passeio temático pode te ajudar! Quer conhecer mais sobre o ciclo do ouro, a arte e o barroco de Ouro Preto? Faça um roteiro temático básico sobre Ouro Preto! Quer desbravar as belezas naturais da antiga Vila Rica? Um passeio a pé pela cachoeira das Andorinhas é perfeito para você! Ainda está em dúvida ou quer mais sugestões de passeio, dê uma olhadinha aqui no site! Com certeza um dos roteiros vai ser ideal para você!
Comments