top of page
Sueli Maria Rutkowski

Ecoturismo no Brasil: dicas de lugares para você sair da rotina e entrar em contato com a natureza!

Se você está querendo sair da agitação da vida urbana e se conectar com a natureza, faça uma viagem de ecoturismo no Brasil e se surpreenda com as belezas naturais brasileiras!

E com a transição do verão para o outono, o clima fica mais ameno e perfeito para viajar pelo Brasil e desvendar as riquezas dos biomas brasileiros! E como esse Brasilzão é imenso, para te ajudar a escolher onde ir, selecionei alguns destinos do ecoturismo no Brasil que acredito que possam te proporcionar ótimas experiências!

São destinos de fácil acesso na região sudeste do Brasil, assim você pode aproveitar a sua viagem para, além de relaxar e recarregar as energias, conhecer os encantos naturais de uma das regiões mais belas do país!

Petrópolis

A bela cidade de Petrópolis é um destino perfeito para curtir a natureza e depois relaxar em uma cidade de estilo colonial cheio de palacetes, casarões e palácios, exemplares do século XIX. Seus encantos naturais que atraíram a corte portuguesa no período colonial continuam a atrair diversos visitantes à cidade, principalmente aqueles que buscam o ecoturismo.

Cercada por muito verde e temperatura amena, a região serrana de Petrópolis oferece diversas opções de ecoturismo no Brasil. Uma delas é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanhismo, caminhada e rapel.

O Parque, que reúne diversas espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica, tem uma enorme rede de trilhas. São mais de 200 km em trilhas de todos os níveis de dificuldade de percurso em um cenário fantástico. A paisagem do caminho é cheia de montanhas e pontões, que marcam a travessia do Parque, que vai de Petrópolis à Teresópolis. Uma caminhada surpreendente pra quem gosta de aventura e natureza!

A Serra dos Órgãos ainda possui um grande circuito de cachoeiras, piscinas naturais, abrigos de montanha, camping e áreas para piquenique que oferecem diversas opções de lazer para seus visitantes. Aproveitando que está conhecendo a Serra, que tal apreciar uma das mais belas vistas do local? A Pedra do Sino, que está a mais de dois mil metros de altura te garante essa vista. Do cume da pedra é possível contemplar o famoso Dedo de Deus. Uma formação rochosa cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu.

Além do Parque, existe muito mais o que fazer em Petrópolis quando o assunto é natureza. A cidade também é referência em voos de parapente e em práticas esportivas como tirolesa, arvorismo e paintball. Com todas essas opções de ecoturismo, Petrópolis tem tudo pra ser um ótimo destino de viagem, não é mesmo?

Como chegar

De avião, o ideal é desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim ou no Aeroporto Santos Dummont, ambos no Rio de Janeiro. Do Rio de Janeiro, basta seguir de pela BR-040, assim como para quem vem de Belo Horizonte também. Para o trajeto, você pode alugar um carro ou seguir de ônibus.  As empresas de ônibus que levam à Petrópolis são a Viação Única a partir do Rio. De Belo Horizonte, a Viação Útil faz a viagem.

Capitólio

Capitólio é um lugar mágico para quem quer fazer uma imersão na natureza e curtir as belezas naturais de uma das regiões mais belas de Minas Gerais. A pequena cidade mineira faz parte de uma região muito privilegiada pela natureza, uma vez que a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, que cercam a cidade, formam paisagens exuberantes, perfeitas para quem gosta de estar em contato com a natureza e quer conhecer mais o ecoturismo no Brasil.

Conhecida como a “Rainha dos Lagos”, Capitólio reúne muitas opções para o ecoturismo. Suas belezas naturais são surpreendentes. Suas trilhas levam os visitantes às belas cachoeiras, cânions e grutas escondidos na mata. E sua grande quantidade de lagos e rios é ideal para um passeio de lancha e um mergulho em suas belas águas douradas. Um dos mais encantadores mergulhos você pode fazer no de Lago de Furnas, o “Mar de Minas”, onde a profundidade alcança até 45 metros e diversas espécies de peixes podem ser admiradas.

E para os amantes de esportes mais radicais, as montanhas de Capitólio possuem diversas trilhas que pode ser exploradas por praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas, motociclismo e muitas outras modalidades de esportes. Vale a pena entrar nessa aventura!

Como chegar

Como não existem aeroportos próximos à Capitólio, a melhor opção é pegar um voo até Belo Horizonte. De lá a dica é alugar um carro ou seguir de ônibus até Capitólio. Para quem está vindo de lugares perto de Minas, como São Paulo ou Rio de Janeiro, também é super viável fazer o trajeto de carro ou de ônibus.

Se você optar ir de ônibus, saindo de São Paulo, a viação União vai direto para Capitólio. Se seu ponto de partida for o Rio, será necessário ir primeiro para Belo Horizonte, para então chegar a Capitólio. Para BH, as Viações Cometa ou Útil fazem o trajeto, de lá, o Expresso Gardênia faz o percurso até Capitólio. Já para quem vai de carro, há três opções saindo de São Paulo: a BR-146, sentido Campinas; a BR-381, sentido Pouso Alegre ou a BR-050, sentido Jundiaí. Já a partir do Rio, você pode seguir pela rodovia BR-354

Ibitipoca

O belo vilarejo de Conceição de Ibitipoca, distrito da cidade mineira de Lima Duarte, conhecido por seu romantismo e seus festivais musicais e gastronômicos que agitam a vida local, também surpreende quando o assunto é ecoturismo.

No vilarejo encontra-se o Parque Estadual do Ibitipoca, uma bela reserva natural na Serra da Mantiqueira emoldurado por cadeias de morros, paredões rochosos, grutas, riachos, piscinas naturais e cachoeiras deslumbrantes. O parque abriga a maior quantidade de grutas do Brasil, atraindo amantes da natureza que aqui encontram infinitas belezas pelo caminho.

Entre os passeios mais procurados do Parque, estão três roteiros. Então para aproveitar bem seu passeio, é preciso de mais de um dia de viagem. O mais famoso roteiro, a Janela do Céu, encanta por sua expressiva beleza, mas é preciso fôlego para contemplá-la. São 9 Km de trilha só de ida! Mas o caminho é incrivelmente belo, onde o visitante passa por várias grutas e mirantes de tirar o fôlego!  Após a caminhada, chegando na Janela do Céu, você vai perceber o quanto o longo percurso valeu a pena. O lugar é incrível! A queda d’água parece uma pintura de tão belo são seus encantos naturais. Aproveite suas águas geladas para um merecido descanso e tomar fôlego para a descida!

Outro roteiro que você não pode deixar de fazer estando no Parque é explorar a trilha que sobre até o Pico do Pião, que fica a uma altitude de 1.720 metros. No roteiro até o pico você pode visitar a Gruta do Monjolinho, a Gruta dos Viajantes, a Gruta do Pião e as Ruínas da Capela, vestígios de uma capela construída no alto do Pico do Pião que foi abandonada e destruída com a ação do tempo.

Fechando o conjunto dos principais roteiros do Parque, a Trilha das Águas é um roteiro curtinho, de 5 Km, que não exige muito esforço, ideal para fechar seus passeios. A paisagem do caminho é exuberante e apresenta cachoeiras convidativas para um banho relaxante. Além das cachoeiras, seus diversos lagos também chamam a atenção. Dentre eles, a dica é visitar o “Lago das Miragens”, que encanta pela coloração vermelha de suas águas. E também a “Lagoa dos Espelhos”, onde a água de tão cristalina reflete a paisagem ao redor. Para quem quer conhecer o ecoturismo no Brasil, Ibitipoca é um prato cheio!

Como chegar

Assim como quem vai de avião para Petrópolis, o ideal é desembarcar no Rio de Janeiro e seguir pela BR-040.  Se você estiver saindo de BH, siga a mesma estrada.

Para quem vai de ônibus, a dica é ir para Juiz de Fora  e de lá para Lima Duarte. Da cidade se pode pegar diversos  ônibus que fazem o trajeto até o vilarejo. Do Rio de Janeiro para Juiz de Fora, quem faz o trajeto é a Viação Útil ou a Viação Brisa. Já de Juiz de Fora para Lima Duarte, quem fica por conta do trajeto é a Viação Bassamar.

Ouro Preto

E no circuito do ecoturismo no Brasil, Ouro Preto não fica de fora! A cidade patrimônio cultural da humanidade apresenta ótimas opções de passeio para quem procura por ecoturismo. De cachoeiras à parques ecológicos, Ouro Preto tem tudo para os amantes da natureza fazerem uma viagem incrível!

Confira o que Ouro Preto tem de melhor em ecoturismo com um post especial, que você pode ler clicando aqui!

O que achou das dicas de destino? São lugares muito legais, não é mesmo? Então experimente ousar e se aventurar em contato com a natureza. E para esse tipo de passeio em meio à natureza, é sempre bom contar com a ajuda de um guia local que conheça bem a região para seu passeio ficar ainda mais proveitoso e seguro!

E em Ouro Preto posso te ajudar com seus passeios para que você aproveite ao máximo sua estadia por aqui! Só entrar em contato comigo.

Como chegar

Para Ouro Preto, a principal porta para quem vem de outros estados é o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Saindo de BH, para quem vai de carro, o melhor trajeto é a BR- 356. A viagem é curtinha e dura cerca de 1h30. Se você optar ir de ônibus, a Viação Pássaro Verde faz o trajeto e oferece partidas de hora em hora.

Saindo do Rio ou de São Paulo, também dá para viajar tranquilamente de carro ou de ônibus para Ouro Preto. De carro, a partir do Rio de Janeiro, o trajeto é feito pela BR-040. Se você vier de ônibus, a Viação Útil é quem faz a linha. Já a partir de São Paulo, o percurso  começa pela BR- 381 até BH e  segue pela BR-356. De ônibus quem faz o trajeto também é a Viação Útil

Ah, e uma última dica, como os passeios são em região de mata e devido ao aumente dos casos de febre amarela na região sudeste do Brasil,  mantenha sua vacina contra febre amarela em dia para se prevenir contra a doença. Então, se você está vindo de fora do Brasil ou já faz mais de dez anos que tomou a vacina, procure um posto de saúde e faça uma viagem tranquila!

Quer ficar mais por dentro de dicas de viagem pelas terras brasileiras? Então me siga no instagram e no facebook!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
bottom of page