A melhor festa brasileira vem batendo na porta! Sim, estou falando do carnaval. Conhecido como uma das maiores festas populares do mundo, o carnaval brasileiro é sinônimo de alegria e tradição.
E carnaval de Ouro Preto não fica atrás. Admirado como um dos mais tradicionais de Minas Gerais, ele atrai todos os anos milhares de foliões em busca de diversão pelas ladeiras históricas da cidade. Um carnaval democrático e cheio de história pra contar!
Se você nunca viveu essa experiência ou pretende aproveitar a festa com um outro olhar, chegou a hora de conhecer mais sobre o Carnaval de Ouro Preto. É como dizem por aí, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu, então neste post separei algumas dicas essenciais pra você já separar as fantasias. Simbora?
Neste post:
Como é o carnaval de Ouro Preto?
Em Ouro Preto o carnaval de rua é pura animação! A programação é bem variada e pensada para todos os públicos. Durante o dia, as ruas de Ouro Preto são tomadas pelos tradicionais bloquinhos, que entoam animadas marchinhas no sobe e desce da ladeira.
É bom saber que cada bloco tem seu estilo próprio. Uns são mais tradicionais e preservam elementos da cultura local, como o Vermelho i Branco, o Zé Pereira dos Lacaios, o Conspirados, a Bandalheira e o Balanço da Cobra.
Outros blocos são mais modernos e unem diferentes ritmos e pessoas em festar organizadas pelas repúblicas estudantis, como os blocos Diretoria, Cabrobró, da Praia e do Caixão. Esses são apenas alguns exemplo, garanto que opção é o que não faltará.
Um pouquinho de história
O carnaval de Ouro Preto tem sua origem nas festas populares de rua, trazidas pelos portugueses ainda no século XVIII. Já no século XIX, o carnaval ganhou a forma como conhecemos hoje, com elementos dos "entrudos", brincadeiras que animavam os moradores.
Com o tempo, influências de outros carnavais, como o do Rio de Janeiro, trouxeram marchinhas, fantasias e desfiles para as ladeiras da cidade.
Nos anos 1970, os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deram uma nova cara à festa. Eles criaram blocos animados, com músicas que iam do axé ao rock, e transformaram o carnaval em um evento cheio de energia e diversidade. Desde então, a festa só cresce, misturando tradição, história, arte e elementos da cultura popular mineira.
Quem faz a folia em Ouro Preto?
Já deu pra perceber que o carnaval de Ouro Preto é bastante eclético. Entre blocos, escolas de samba e shows, você conhecerá muito da nossa cultura local. Vem saber mais sobre suas escolas de samba e blocos mais famosos:
Zé Pereira dos Lacaios
Fundado em 1867, este é considerado o bloco carnavalesco mais antigo do Brasil! Ele é conhecido pelos bonecos gigantes e pelas marchinhas que animam o desfile. Perfeito para quem curte uma festa com um toque histórico.
Bloco do Caixão
Criado nos anos 1970, é um dos mais conhecidos de Ouro Preto. O bloco leva um caixão pelas ruas durante o Carnaval. O primeiro cortejo aconteceu com a mudança da casa da República Necrotério, depois nas festividades da fundação da Escola de Minas e mais tarde criaram o bloco que ainda hoje continua com a mesma vibe cheia de alegria e ousadia!
Bandalheira
Não se assuste se durante o carnaval você encontrar um grupo de pessoas marchando com penicos na cabeça. É a Bandalheira passando com sua famosa irreverência. Um dos blocos mais amados da cidade, a Bandalheira ouro-pretana foi criada em 1972 por estudantes. Ela é conhecida por seus participantes vestidos de calça preta, camisa branca, penico esmaltado na cabeça e um rolo de papel higiênico preso na cintura satirizando as antigas paradas militares. A energia é contagiante!
Balanço da Cobra
Em 2025 carnaval de Ouro Preto homenageia os 50 anos de criação do Bloco Balanço da Cobra. Famoso por seu bom humor, é um dos blocos mais queridos da folia ouro-pretana. Sua marca registrada é a sátira social, sempre acompanhada por marchinhas tradicionais e sua enorme cobra criada por artistas locais.
Blocos estudantis
Misturando modernidade e tradição, os blocos estudantis de Ouro Preto arrastam multidões em diferentes circuitos. Alguns incluem em sua programação shows de artistas famosos e uma ampla estrutura. Os blocos Cabrobró, da Praia, do Caixão e Pirata são alguns dos mais famosos.
Escolas de Samba
É claro que no carnaval de rua de Ouro Preto não poderia faltar o símbolo máximo do carnaval brasileiro: as escolas de samba! Criadas a partir da década de 1950. As escolas Acadêmicos de São Cristóvão, Unidos do Padre Faria, Império de Morro Santana, Mocidade Independente de Princesa Isabel e União Recreativa do Santa Cruz, são algumas das agremiações mais tradicionais da cidade. Uma festa linda e que a cada ano ganha mais destaque. Não deixe de prestigiar.
Dicas para curtir ao máximo
Agora que você já sabe um pouquinho da história do carnaval de Ouro Preto, anote algumas dicas para garantir a melhor folia da sua vida:
Atenção com a hospedagem
Durante este período as pousadas e hotéis da cidade lotam rápido. Faça sua reserva com antecedência! Outra dica é escolher bem o local de sua hospedagem. Durante o carnaval, o centro histórico fica bem movimentado. Se você prefere se hospedar com mais sossego, busque regiões como Rosário, Cabeças, Barra e a parte baixa do Antônio Dias, bairros que circundam o centro e não são tão agitados durante o carnaval.
Folia nas repúblicas
Para participar do carnaval universitário, o folião deve adquirir um pacote de sua preferência, que inclui alguns shows e hospedagem nas repúblicas com almoço e café da manhã. O pacote também conta com festas open bar durante todas as noites de carnaval. Se o seu perfil é de balada o carnaval estudantil tem tudo para te agradar!
Conforto acima de tudo
Prepare-se para subir e descer ladeira! Mas não se preocupe, com um pouquinho de organização a sua folia será muito mais agradável. Use roupas leves, calçados confortáveis e não se esqueça do protetor solar.
Recarregue as energias
Mantenha-se hidratado e aproveite para experimentar a culinária mineira, que é deliciosa e cheia de energia para a folia.
De olho na segurança
O carnaval de Ouro Preto costuma ser bastante seguro, mas todo cuidado é sempre bem-vindo. Use pochetes ou doleiras para guardar seus documentos, celular e dinheiro. Assim, você curte a festa sem preocupações.
Tire um tempinho para conhecer a cidade
Sim, é possível conhecer a cidade entre um bloquinho e outro. Durante o carnaval, a maioria dos atrativos funcionam entre 8h e 12h. Mas fique tranquilo. Com a minha ajuda você conseguirá agendar ótimos passeios, tudo no seu ritmo e sem atrapalhar a diversão.
Carnaval com crianças
Se você vem passar o carnaval com os filhos ou prefere um carnaval menos agitado, então Mariana, cidade vizinha de Ouro Preto, é seu destino certo! Mesmo durante o carnaval, a cidade é mais pacata que Ouro Preto, o que a torna ideal para aproveitar a folia com os pequenos. Acompanhe a programação no Portal do Turismo de Mariana.
Aproveite a Quarta-Feira de Cinzas
Curta a Quarta-Feira de Cinzas em Ouro Preto num passeio natural pelo Parque Cachoeira das Andorinhas. Pertinho do centro histórico, é o lugar ideal para recarregar as energias. Saiba mais sobre esse passeio aqui.
Fique de olho na programação
Para não perder nenhum bloco ou desfile, confira nos links abaixo a programação (sujeita a alteração):
Perfil da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto: Clique aqui.
Site da Prefeitura de Ouro Preto: Clique aqui.
Site do carnaval estudantil: Clique aqui.
Bora pra festa!
O Carnaval de Ouro Preto é uma mistura perfeita de história, tradição e muita alegria. Seja sua primeira vez ou a décima, sempre tem algo novo para descobrir.
As ladeiras estão te esperando para muita diversão e eu estarei por aqui para garantir os melhores roteiros. Entre um bloquinho e outro, o ideal é conhecer a cidade através de um outro olhar. Vamos nessa? Agende seu passeio hoje mesmo e nos vemos na folia!
Comments